Cavalos na história da Hermès

A grife francesa Hermès figura entre as mais desejadas de todo o mundo. A história da marca tem início 1837 com o artesão Thierry Hermès, que abriu sua primeira butique em Paris, na Rue Basse-du-Rempart, perto da Igreja de la Madeleine. O que muitos não sabem é da íntima ligação que essa trajetória de luxo e sofisticação tem com nada mais nada menos que os cavalos.

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A verdade é que nesse período a Hermès era uma selaria. Ao invés de bolsas ou peças do vestuário masculino e feminino, lá eram confeccionadas selas, arreios e os mais variados equipamentos para cavalos.

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A marca começa sua ampliação somente na metade do século XIX, quando Charles-Emile Hermès, filho de Thierry assume a direção e passa a oferecer, além das selas, novos tipos de artigos para equitação, cobertas para cavalos e casacas de seda para montaria.

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Com o passar dos anos e as mudanças que a sociedade sofria, a marca se mostrou capaz de adaptar-se com maestria. No iníciodo século 20, ao voltar dos Estados Unidos, o visionário Émile-Maurice Hermès, neto de Thierry, inova ao levar para a França, com exclusividade, uma novidade tecnológica: o fecho éclair, nosso velho conhecido zíper.

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Na década de 1920 a Hermès inclui em sua produção coleções de moda masculina e feminina, assim como a relojoaria e artigos para decoração. Sob a direção criativa de Lola Prusac, em 1937, a marca lança os primeiros lenços de seda estampados, os famosos “carrés Hermès”. Já nos anos 50 a aposta é no mundo dos perfumes com o Eau d’Hermès, uma fragrância floral criada pelo perfumista Edmond Roudnitska.

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Mas por mais que a grife tenha se diversificado, ela manteve o mundo da equitação o mais próximo possível. Entre 1983 e 2007 a marca patrocinou o famoso Prix de Diane, corrida de cavalos organizada anualmente, em junho, no Hipódromo de Chantilly. Em 2010 a Hermès ressuscita com sucesso uma antiga tradição parisiense: os campeonatos hípicos do Grand Palais, espaço de exposições no centro de Paris. Já o Saut Hermès, realizado anualmente no mês de março, é uma prova de salto que reúne quatro mil espectadores a cada edição e já é considerada uma das competições de maior prestígio do hipismo internacional.

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