Os benefícios da equoterapia

Já ouviu falar em equoterapia? Trata-se de um método terapêutico e educacional que utiliza o contato com o cavalo como mecanismo de estímulo para mente e corpo. Também chamada de hipoterapia, a prática também ajuda no tratamento de indivíduos com necessidades especiais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas e/ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

viajaracavalocavalodeequoterapiaaev-9

O envolvimento com o cavalo torna-se o elo principal para os benefícios advindos da equoterapia. Como se o paciente se apropriasse dos movimentos do animal, ligando-se diretamente a ele tanto física quanto psicologicamente, para ter assim reflexos diretos nos estímulos do seu próprio corpo. A explicação está nos movimentos tridimensionais causados dorso do quadrúpede. Ao se deslocar ao passo, ele realiza um movimento semelhante à bacia pélvica humana durante sua marcha.

1279994

Desse modo, alguns quesitos são importantes, como um local apropriado, o cavalo ser manso, dócil e bem treinado, assim como ter altura média de 1,50m,. Durante todas as sessões é importante, além do treinador do animal, a presença de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo, para orientar os exercícios. As sessões têm duração média de 30 minutos e são realizadas uma vez por semana.

Entre os principais benefícios da equoterapia figuram: melhora o equilíbrio e a postura, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva, melhora o tônus muscular, aumento a força muscular, facilita a integração social, desenvolvimento da motricidade fina, estimulação do funcionamento dos órgãos internos, aumento da auto-estima e da autoconfiança, estimulação do afeto, devido ao contato com um animal, além de promover a sensação de bem-estar.