Piazza Navona

A Praça Navona, ou Piazza Navona em italiano, é um lugar repleto de vida, movimento intenso e convidativo. Por ali, você vai encontrar artistas de rua, sorveterias, cafés e restaurantes, além de muitas outras ofertas de entretenimento riquíssimo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nos tempos da Roma antiga, ela era o Estádio de Domiciano, que foi construído pelo imperador Domiciano no ano 85. No século III foi restaurado por Alexandre Severo. Tinha um comprimento total de 276 metros por 106 de largura, com capacidade para 30.000 espectadores.

É no local que está a imponente Fontana dei Quattro Fiumi, a principal da Piazza. Esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651, ela Representa os quatro continentes atravessados pelos seus quatro maiores rios: o Danúbio pela Europa, o Nilo pela África, o Ganges pela Ásia e o rio da Prata pela América. A Piazza Navona tem ainda duas outras fontes: a Fontana del Moro, esculpida por Giacomo della Porta e retocada por Bernini, e a Fontana del Nettuno, obra de Gregory Zappala e Antonio Della Bitta.

fontana_dei_quattro_fiumi_south_side

Existe uma lenda de que a Piazza Navona teria sido usada para espetáculos de autênticas batalhas navais: é um mito que talvez tenha sido gerado pelo fato de que a praça era inundada propositalmente no auge do verão para aliviar o calor.

Fontana_di_Nettuno,_Piazza_Navona,_Rome_-_panoramio