AS FABULOSAS POLTRONAS DIZ

Sergio Rodrigues foi um famoso designer brasileiro que morreu há pouco tempo. Ele é considerado o percursor da cena do design brasileiro e deixou um legado impressionante para a cena nacional e mundial. Sergio ficou mundialmente conhecido quando criou um de seus primeiro móveis.

 Era ano de 1957 quando o designer desenhou a famosa Poltrona Mole, feita de couro e com belas pernas de madeira de jacarandá. Esse jeito apaixonado de trazer o Brasil para dentro dos traços de seus desenhos provocou uma espécie de revolução na carreira do profissional e na história da decoração do país.

 Anos mais tarde, quase 50 anos após o lançamento daquela poltrona que o levou à fama, Sergio Rodrigues prova sua genialidade e, em 2001, agracia o mercado com uma nova e tão interessante poltrona. Dessa vez, é a vez das Poltronas Diz ganharem o espaço que merecem. A proposta foi fazer com que a cadeira fosse bastante confortável, ainda que toda feita de madeira. A estrutura da Diz é em madeira maciça, com o assento e o encosto em compensado moldado em dupla curvatura, folheado em madeira de lei.

 O mais impressionante da peça é que, mesmo tendo sido lançada tanto depois de seu primeiro sucesso, ela possui a mesma bossa e o toque brasileiro que a década de 60 experimentou pela primeira vez num mobiliário nacional. Quando recebeu o prêmio do Museu da Casa Brasileira pela Poltrona Diz, em 2007, Sergio Rodrigues fez um pequeno trocadilho em seu discurso. Ele disse que a Poltrona Diz era toda de madeira e tão confortável como uma poltrona mole.

Tags :