CIDADE DE GOIÁS

A primeira capital do estado de Goiás é a Cidade de Goiás. A cidade também é conhecida como Goiás Velho ou simplesmente Goiás. Encanta muito a arquitetura barroca bem característica do município, um dos motivos que fizeram que ele fosse reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial. As tradições locais, culturais e seculares, e sua natureza, também estão abrangidas nesse reconhecimento.

A cidade tem uma aura diferente, com um ar bucólico e tranquilo. Sua arquitetura é bastante preservada. As ruas são de pedra e as casas de construções simples, muito harmônica. Algumas delas, tornaram-se museus. Na cidade, vários deles valem a pena ser visitado, como o Museu das Bandeiras, que funciona hoje na antiga Casa de Câmara e Cadeia, e tem em exposição acervo com peças e mobiliário do século XVIII.

Além deste, possuem acervos interessantes o Palácio Conde dos Arcos, com mobiliário de antigos governantes e o Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte, que abriga obras do escultor barroco Veiga Vale, de Pirenópolis; são mais de 100 peças e a igreja foi construída em 1779!

Uma outra grande atração da cidade é a Casa de Cora Coralina. Sua residência foi transformada num museu com seus pertences, objetos de uso doméstico. A visita vale cada minuto! Fora isso, existem alguns monumentos do século XVIII por toda a cidade, como o Chafariz de Cauda, localizado no Largo do Chafariz, numa construção padrão daquela época.

O passeio vale a pena também pelas comidinhas que se encontra na cidade. A culinária tipicamente goiana comanda os restaurantes. No mesmos entido, as pousadas que a cidade abriga são todas muito receptivas. Essa é uma dica para o final de semana!

Tags :