FUNDAÇÃO DO GALERIES LAFAYETTE

Em outubro de 2014, a loja de departamento francesa Galeries Lafayette anunciou o lançamento da Fondation D’Entreprise Galeries Lafayette, uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal apoiar artistas contemporâneos e a criação em geral. O ilustre e vencedor do Pritzker de 2000, Rem Koolhas, assina o projeto da repaginação do prédio que sediará a fundação.

 Kem Koolhas é um arquiteto holandês formado em arquitetura pela Architecture Association School, em Londres. Depois, fez uma especialização em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Da sua obra, uma das que mais se destacam é o Educatorium, uma estrutura muito moderna, de metal e vidro, construída na cidade de Utrecht, na Noruega, em 1997.

 A previsão de entrega da obra da Fundação do Galeries será em março de 2016, uma vez que foram iniciadas em setembro de 2014. A estrutura existente, que irá receber o novo espaço da instituição, é uma fábrica do século 19, situada numa espécie de setor que uma vez já servira como bairro industrial de Paris.

 A antiga fábrica irá receber uma grande estrutura de vidro interna que vai servir de comunicação com todas as outras dependências da construção. Dessa forma, já podem ser pensadas instalações e exposições em movimento ou que consigam proporcionar algum tipo de interatividade por conta do design projetado pelo arquiteto.

Tags :