Hotel Fountainebleau em Miami

Miami é há muito tempo destino preferido de turistas de todo o mundo. Desde os anos 20, a cidade se tornou referência de férias. Diante da cultura, clima, alimentação e comunidade, arquitetos de renomes criaram construções que agregaram ainda mais valor as belezas naturais existentes na cidade. Que atualmente mistura o estilo moderno com construções históricas. Impossível caminhar pelas ruas e não apreciar as fachadas art déco da beira-mar e se impressionar com os edifícios gigantescos.

miami arquitetura

No fim dos anos 20 influenciados por uma exposição de decoração de Paris, arquitetos americanos se voltaram totalmente a arte moderna, mais conhecida como art déco, para criar um estilo arquitetônico coeso e de valor acessível. Prédios e hotéis ganharam personalidade com detalhes e decorações como extremidades arredondadas, peitoris diferenciados e itens de blocos de vidro. Formavam uma composição de volumes básicos, geometria clean, dinâmica, e decorações náuticas como janelas de embarcações e motivos marítimos.

unnamed

No ano de 1954 foi inaugurado na cidade o hotel que mudaria os rumos da arquitetura de Miami, o Fountainebleau, projetado pelo arquiteto modernista Morris Lapidus. Nele, o design impressionante, a arte contemporânea, a música, a moda e a tecnologia se fundiram para criar uma nova e vibrante experiência para os hóspedes. A intenção do projeto era atrair os afluentes nova-iorquinos – que tinham um gosto mais conservador.  O resultado da mistura geométrica do movimento moderno a toques pseudo-eruditos, foi o maravilhoso – e até fantasioso edifício.  Até hoje ele é o hotel mais luxuoso de Miami. Em 2008, após passar por uma reestruturação de US$ 1 bilhão, realizada por uma equipe de arquitetos e designers renomados, ele reabriu as portas.

O Fountainebleau é sensação da cidade e serviu de inspiração para projetos de outros arquitetos, o que deu origem ao que é visto hoje em Miami, o estilo Miami Modern (ou MiMo).

 unnamed (1)

Torre mais alta da cidade – Em 2014 foi dado início a construção da torre mais alta de Miami, a SkyRise Miami. Erguendo-se 305 metros acima da Baía Biscayne, a torre costeira contará com três plataformas de observação, um restaurante, um clube noturno, salão de bailes, espaço de exposições, e, ainda, um bungee jump partindo de seus pavimentos mais altos. A obra está prevista para 2017.

 unnamed (2)