Infinidade cultural

Mesmo sendo um das cidades mais liberais do mundo, com arquitetura curiosa e ao mesmo tempo ríquissima, diversas opções de restaurantes e de uma história inspiradora, o que leva mesmo turistas a Amsterdã, na Holanda, são os museus. São mais de 50 opções que atraem por ano milhões de visitantes.

Existem opções das mais populares como o Museu Rijks, o Museu Van Gogh (que merece uma matéria a parte) e o Museu Stedelijk a museus filmes, fotografias, e também de peculiaridades como ‘Experiência Heineken’ e dedicados ao erotismo.

Amsterdã também é lugar pra crianças. O museu de ciência e tecnologia localizado no imperdível edifício em forma de navio e museus como o Museu Tropical e o Museu Judaico incluem também uma seção para o público infantil.

Como são muitas opções e fica difícil citar todas elas, portanto separamos pra você quatro que são obrigatórias nas terra baixas.

Casa_da_Anne_Frank_42651

Casa Anne Frank

O Diário de Anne Frank, uma judia vítima do holocausto na 2ª Guerra Mundial, ficou famoso mundialmente. Ela e a família ficaram escondidos em um anexo de um edifício no centro de Amsterdã. A entrada para o local era escondida por um armário e foi descoberto pelos nazistas. Com o fim da guerra, apenas o pai da menina sobreviveu. A casa onde eles ficaram escondidos virou museu e conta toda a trajetória. O local ainda é conservado exatamente como era no período em que ali a família viveu.

2. Stedelijk Museum facade as seen from the Van Gogh Museum. Photo John Lewis Marshall._original

Stedelijk Museum

É o principal representante da capital holandesa de Arte Moderna. A coleção tem muitas pinturas, como Picasso, Monet, Chagall, Matisse e Cézanne. Além das pinturas, também possui esculturas, desenhos, impressos, fotografias, design gráfico, arte aplicada e novas mídias. A exposição permanente tem seu foco em De Stijl, Cobra, Nouveau Realisme, Pop Art, pintura colorfield e arte minimalista e zero. Também estão em exposição algumas mostras temporárias.

h

Rijksmuseum

A sua estadia em Amsterdã pode ser a mais breve possível, mas nem isso seria justificativa pra que você não conhecer o Museu Nacional da Holanda: Rijksmuseum Amsterdam. Ele fica na Praça do Museu, bem no centro da cidade, e carrega boa parte da arte e história do país, desde 1.100 até os dias atuais. O Rijksmuseum tem uma das melhores coleções de pinturas dos grandes mestres do século XVII, como Frans Hals, Jan Steen, Vermeer e Rembrandt. Ele ainda possui a Ronda Noturna (de Nachtwacht) de Rembrandt é uma das mais famosas obras desse mestre holandês e se você não puder ir ao Delft Real, pode ainda apreciar algumas das melhores cerâmicas de Delft, de conjuntos de chá a vasos, no Museu Nacional.

Heineken_Brewery,_Amsterdam_(2168144749)

Heineken Experience

Esse é um dos passeios mais populares de Amsterdã, talvez porque a cervejaria é uma das mais famosas de todo o mundo. O prédio é histórico e tem mais de 200 anos e permite um passeio interativo. Durante a visita você conhece todos os aspectos históricos da cervejaria, através de fotos, propagandas antigas e objetos. O tour envolve visitas ainda a vários ambientes, entre eles, o de processo de fabricação de cerveja e até uma pequena sala de cinema 3D, que simula o processo de envasamento da bebida. No final o ambiente fica moderno e mais parecido com uma balada. Sem contar que você conhece isso tudo saboreando aquele chopp holandês!