Mistérios da história de Roma

Roma é uma das capitais do mundo mais cercadas por mistérios e acontecimentos que ainda não foram – e talvez nunca sejam – desvendados.  Diz a lenda que a cidade foi fundada por dois irmãos Rômulo e Remo, por volta de 753 a.C. Os gêmeos teriam sido jogados no rio Tibre, e resgatados por uma loba, que os amamentou. Por fim, um pastor os recolheu e lhes deu os nomes de Rômulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rômulo deu seu nome à cidade. Já a explicação histórica diz que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre. E como o local era de fácil acesso ao mar Tirreno, logo cresceu e teve grande desenvolvimento econômico.

loba-capitolina

Com o fim da monarquia, em 509 a.C depois de sete reinados, estabeleceu-se a República Romana. Nesse período Roma ultrapassou o posto de apenas uma cidade a partir de uma expansão territorial, que conquistou a Península Itálica e a orla do Mar Mediterrâneo, se transformou em uma enorme potência. Mas logo a instabilidade política e social acarretou o fim da República e resultou no começo do chamado Império Romano, em 44 a.C, que dependia de um exército forte e bem organizado, que realizava as campanhas de expansão e defendia as fronteiras. Para facilitar a proteção, o Império seria dividido e áreas, mas isso não aconteceu. Então no ano de 476, o Império Romano do Ocidente findou quando Rômulo Augusto foi forçado a abdicar ao chefe militar germânico; e em 1543, mais de mil anos depois, o Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino, acabou com a morte de Constantino XI e a Tomada de Constantinopla.Com o fim do poderia romano, uma nova organização social, política e econômica passou a predominar na Europa ocidental até o século XV: o sistema feudal.

Roma sempre foi cercada de acontecimentos históricos importantíssimos. Até hoje existem reflexos do seu passado na arquitetura e cultura da cidade. Talvez por isso, a capital italiana é um dos roteiros turísticos mais famosos e sonhados por turistas de todo o mundo.