PARIS PARA AMANTES DE DESIGN

Paris para amantes de Design

Uma característica comum às casas dos apaixonados por viagens é a notável presença de referências gringas na decoração. De imã de geladeira a serviço de chá britânico, seja qual for o seu estilo, quando a viagem é marcante, a vontade de levar um pouco do contato com a nova cultura para casa é irresistível. Mas em alguns casos, a tentação é mais forte que o normal, como por exemplo a de um chocólatra que visita a Suíça, ou de um apaixonado por Design que visita Paris.

Se você ama, vive e respira Design, a verdade é que, em Paris, você não vai se contentar com um souvenir da Torre Eiffel ou com um quebra-cabeça da loja do Louvre, nem com nenhuma outra lembrança que encontrar em boutiques para turistas. A boa notícia é que Paris está repleta de lojas de decoração, muitas delas com peças originais e únicas de designers renomados ou ainda desconhecidos, mas que você só encontrará na cidade luz, e que portanto, mesmo sem comprar, esta será uma viagem, no mínimo, revigorante para suas inspirações.

Outra boa noticia, é que além de peças arrojadas e inovadoras, Paris ainda é o melhor lugar no mundo para se encontrar artigos vintage. Com seus famosos antiquários e mercados de rua, será fácil encontrar algo significativo o suficiente para traduzir a sua relação com a cidade e merecer um destaque na sua estante (ou na do seu cliente).

Listamos aqui dez lugares interessantes, fora dos roteiros turísticos, para que amantes de Design deixem de sofrer por tentação e passem a se preocupar apenas com o excesso de bagagem.

MERCI

111, Boulevard Beaumarchais, 3ème.

001

002

Esse é um novo conceito de loja em Paris, uma verdadeira caverna de AliBabá que vale a visita. Além de uma seleção de móveis e objetos para a casa que contam inclusive com peças assinadas por Philippe Stark para Baccarat e cadeiras Bugatti, pelos três andares da Merci, você poderá desfrutar também de um restaurante, “La Cantine Merci”, e de dois cafés temáticos, “Le Cinéma Café” e “The Used Book Café”, neste último funciona um sebo com livros antigos a 2 Euros. No espaço dedicado ao universo fashion, há um canto para um brechó e o que é inovador na loja, é que todo o lucro é doado à filantropia. Os donos Marie France e Bernard Cohen são também fundadores da tradicional marca francesa Bonpoint, de roupas para crianças.

SERENDIPITY

81, Rue du Cherche-Midi, 6ème.

003

Uma loja inteira dedicada ao design clean e contemporâneo voltado, a príncipio, para o público infanto juvenil. A característica chique e lúdica de suas peças, porém, agradam a todos os públicos. Suas criações exclusivas e em séries limitadas se inspiram em elementos vintages do universo infantil e o casamento do passado com o presente (abençoados pelo design) é simplesmente irresistível.

HERMÈS RIVE GAUCHE

17, Rue de Sèvres. 6ème.

004

005

Imperdível. A loja em si, já é um espetáculo de restauro e design. A Hermés Rive Gauche, se instalou em um emblemático ponto da história parisiense, e transformou um local totalmente esquecido em uma loja conceito, sofisticada e inspiradora. A antiga Piscina  Lutétia, que, escondida do público, servia apenas aos hospedes do Hotel Lutétia. Construída em 1935, havia sido tomada pelos nazistas durante a ocupação de Paris na segunda guerra mundial e em seguida, utilizada como hospital para os sobreviventes dos campos de concentração. Após a guerra foi transformada em piscina pública, e fechada nos anos 70. Em 2005, o prédio foi tombado como patrimônio histórico nacional, e comprado por um particular que o alugou para a grife Hermès que  inaugurou sua loja conceito em 2010. O projeto foi de Denis Montel da agência RDAI, que ocupou o enorme vão da piscina com estruturas de madeira trançadas, que subdividiram o espaço central em nichos perfeitos para a exposição das peças e simulação dos ambientes. A coleção da HERMES MAISON conta com um resgate de peças exclusivas assinadas por Jean-Michel Frank para a marca em 1924.

FLEUX

9 e 52 rue Saint Croix de la Bretonnerie

006

São duas lojas em uma mesma rua do Marais, o bairro mais descolado de Paris, dedicadas  a decoração de interiores. Ela é considerada como uma alternativa à IKEA, tão presente nos lares europeus. E como opção ao mesmo público, a Fleux vem com uma proposta ainda mais descolada que a moderninha, porém bàsica concorrente, com preços acessíveis e design diferenciado.

EVA BAZ’ART

53 rue Saint-André des Arts, 6ème.

33 rue Saint-Louis en L’Ile, 4ème.

007

Você provavelmente não embarcou para Paris pensando no que faltava à sua cozinha, mas com certeza vai sentir falta de muita coisa ao entrar nesta boutique! A Eva Baz`art  é uma loja de design especializada em utensílios para todas as áreas da casa, mas que por vezes mais se parece um show de mágica. Além de mais bonitos e moderninhos, varios objetos não funcionam exatamente como os que já temos em casa, e vai ser difícil resistir a essas novas necessidades. Excelente lugar para presentes, e uma das lojas fica na Ilha Saint Louis, próximo à Notre Dame de Paris.

THE CONRAN SHOP

117 Rue du Bac, 7ème.

008

Fundada em 1990 pelo designer inglês Sir Terence Conran, The Conran Shop é uma rede de lojas de design contemporâneo que oferece uma linha exclusiva de produtos de alto nível para um público seleto e apaixonado por Design. O fundador, assumiu sua paixão pelo design nos anos 50 quando assinou algumas peças de mobiliário no estilo modernista, e em 1965 fundou a loja Habitat, a primeira loja a unir todos os elementos da decoraçao de interiores em um só comércio. Após vender a marca nos anos 90, criou a The Conran Shop e como estratégia, instalou suas lojas unicamente em Londres, Paris, Nova Iorque, Tokio e Milão, uma vez que a alta qualidade de suas coleções visa principalmente o público de designers e apaixonados por design que transitam justamente neste circuito. A loja parisiense, instalada em 1992 em um prédio do século XIX co-assinado por Gustave Eiffel, divide seus ambientes decorados em três andares.

LAFAYETTE MAISON

40 Boulevard Haussmann, 9ème.

009

As Galleries Lafayette vendem as melhores marcas em perfumaria, roupas, acessórios e calçados, masculino, feminino e infantil, e a LAFAYETTE MAISON não havia de ser diferente. A divisão, com prédio próprio de três andares em frente à Galleries Lafayette Haussmann, disponibiliza diversos estilos de produtos, desde cristais, prataria, cerâmicas de luxo, peças de design, atè as de uso diário, para cama, mesa e banho, todas por grifes de peso como Le Creuset, Christofle, Ralph Lauren, Laguiole ou Jacquard Français, entre outros.

IKEA

164 Avenue de la Plaine de France, Gonesse.

0010

A IKEA não é uma loja francesa, mas para os apaixonados por design que visitam Paris, é uma oportunidade de conhecer uma das filiais dessa gigante sueca que infelizmente ainda não tem lojas no Brasil. A IKEA é famosa por ter bom gosto, qualidade e preços bem baixos, e os franceses a adoram. Provavelmente você encontrará algo interessante e útil para a sua casa que caiba na mala. São sete lojas em Paris, todas à uma distância consideravelmente grande, mas fácil de chegar de trem. Sugerimos que vá à IKEA ROISSY – PARIS NORD 2, já que ela fica ao lado do Aeroporto Charles de Gaule, um trajeto bem sinalizado e familiar aos turistas.

MARCHÉ AUX PUCES DE SAINT OUEN

30, avenue Gabriel Péri, Saint Ouen.

0011

O Mercado das Pulgas de Paris / Saint Ouen, reúne hoje 15 pequenos mercados de acervo único. Entre comerciantes, artista e designers, o local é uma pequena cidade das artes, onde, além de obras atuais, você encontra uma série de antiquários, e objetos interessantíssimos que são uma verdadeira viagem no tempo. Luminárias e relógios da Belle Epoque, telefones vintage e muitos quadros e gravuras. Se estiver realmente em busca de algum objeto em particular será preciso ter muita paciência para garimpar entre as ínumeras lojinhas. Se não tiver muito tempo, existem guias da associaçao local que podem ajudar na busca: www.st-ouen-tourisme.com.

L´OBJET QUI PARLE

86 rue des Martyrs, 18ème.

0012

Caso não tenha interesse em tanta variedade como no Mercado das Pulgas, mas ainda queira alguma lembrança de uma Paris que não conheceu, pode tentar a sorte nessa pequena loja de Montmartre, o bairro mais charmoso e boêmio de Paris. A L`Objet Qui Parle, (objeto que fala), reúne uma série de achados de outras épocas. Entre gravuras, luminárias, molduras antigas, baús, talheres, canecas, relógios e objetos da guerra, com certeza algum falará com você.

Tags : , ,