Poucas e ótimas

Os holandeses não se orgulham muito de sua gastronomia.  Talvez porque lá, eles possuam pouquíssimos pratos típicos, o popular no país é a comida de outros países.  Restaurantes de comida italiana, vietnamita, mexicana, grega e até brasileira e argentina estão espalhados em volta das praças Dam, Rembrandt e Leidseplei, em Amsterdã. Porém isso não quer dizer que eles não tenham nada. Procuramos e separamos alguns pratos que já foram citados até em filmes. E os famosos doces!

03gourmet_copa__holanda_stamppot-148629

Apesar de serem típicos holandeses você pode ter a impressão de que já provou esses sabores em outros lugares. Isso porque a comida holandesa geralmente é feita em casa e tem muita batata e muita carne. Como é o caso do Stamppot, que nada mais é que um purê de batata amassadas com um vegetal – que você pode escolher. Outra prato é o erwtensoep, que é uma sopa de ervilha e bacon (não muito diferente daquela que a sua mãe provavelmente já fez um dia). Boerenkoolstamppot met rookworst é o stamppot usando couve de folhas como vegetal junto com uma linguiça defumada. Além disso a batata frita, acompanhada de maionese, também é muito apreciada e foi citada na famosa cena das “little diferences” do Pulp Fiction. Elas são servidas em bares com um potinho pra você mergulhar na maionese, ou na rua com as batatas em cones de papel cheias de maioneses por cima.

519fcd8c-8fe0-11e3-927f-52c464cf5cea_web_scale_0.9_0.9__

Outro clássico é arenque cru. A iguaria nada mais é que um peixe marinho servido cru, acompanhado de cebola e picles. Os mais típicos comem o peixe semi-inteiro, tiram a cabeça e limpam o peixe, mas ele fica somente em um pedaço. Os turistas geralmente pedem pra cortá-lo e servir em delicados quadradinhos para serem pegos por palitinhos, mas que fique claro que os holandeses vão soltar aquelas risadinhas sarcásticas por você querer comer ‘do jeito certo’. Pra descobrir onde comer basta procurar o cartaz da loira vestida de holandesa comendo o arenque, tem em todos os lugares, principalmente nas barraquinhas na rua.

appeltaart-sfeer-met-slagroom

Um capítulo à parte na culinária e muito mais bem sucedido, são os doces holandeses. A appelgebak met slagroom é uma torta de maçã com chantili muito famosa. O pedido é obrigatório pra quem vai pra terra baixas, e alguns lugares é servida com sorvete, mas o tradicional é ela puro com um café expresso. Ela é vendida em qualquer lugar de Amsterdã, mas a mais famosa e considerada a melhor torta de maçã de Amsterdã é servida na Winkel 43 no Noordermarkt, no bairro do Jordaan.

stroopwafel

Outro doce típico e muito gostoso é o stroopwafel, que é um waffle dividido em duas metades grudadas por um caramelo. A proposta é simples, mas o sabor é inimaginável. Ele pode ser apreciado sozinho, mas o indicado mesmo é com café. E não é simplesmente tomar o café e comer o biscoitinho, você deve pegar um stroopwafel do tamanho da boca da xócara do seu café e tampá-la, impedindo assim a saída dos vapores quentes. Resultado, o stroopwafel derrete e fica molinho, aí sim, está pronto para saboreá-lo com os goles de café. O caramelo derrete e mistura-se com o aroma do café. Esse doce é vendido em pacotinhos no mercados, por isso você pode levá-lo pra comer em casa e até trazer pros seus amigos aqui no Brasil. Uma delícia!