VISIONAIRE 2015: CHATEAU DE VAUX LE VICOMTE

O Chateau de Vaux Le Vicomte ou Castelo de Vaux-le-Vicomte é um dos maiores castelos privados do mundo, categorizado como um palácio setecentista francês, construído nos moldes do estilo barroco entre 1658 e 1661. Está localizado na comuna de Maincy, em Seine-et-Marne, a 50 km de Paris, e é um dos destinos do vencedor do Visionaire 2015.

O Chateau de Vaux Le Vicomte foi construído por Nicolas Fouquet, então jovem ministro das Finanças de Luix XV. Durante 20 anos, Fouquet ficou por conta da obra, que ao fim teria um resultado único, uma enorme obra de arte, contando com um castelo e um jardim, sem dúvida um dos mais belos de toda a França.

Para o projeto do complexo, Nicolas Fouquet contratou o arquiteto Louis Le Vau, o pintor  Charles Le Brun, e o jardineiro André Le Nôtre. O resultado final do trabalho dos três profissionais foi tamanho que incitou ciúmes pela família real. O resultado disso? Tramaram uma cilada para Nicolas: ele foi preso, sua obra de arte totalmente vendida e o rei contratou os mesmos profissionais para fazer uma obra de arte que superasse esta em todos os sentidos. Aí, nasce o Chateau de Versailles.